Sexta Abril 19, 2024

LAUDO DAS ANÁLISES DAS ÁGUAS MINERAIS

A Prefeitura Municipal de Lambari, através do Prefeito Sérgio Teixeira e do Vice-prefeito Dr. João Paulo vêm à público esclarecer que aguardava todos os laudos de analises microbiológicos das Águas Minerais solicitados aos órgãos competentes, para tranquilizar a população quanto a boa qualidade das Águas Minerais de Lambari.

“A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) informa que as águas minerais das fontes localizadas no Parque das Águas de Lambari permanecem adequadas para o consumo pela população, de acordo com os resultados da pesquisa geoambiental SIGA Circuito das Águas. Esse estudo foi realizado ao longo de 2018, com duração de 11 meses, e suas conclusões foram apresentadas em evento ocorrido na sede da Codemge em dezembro/2018. A iniciativa permitiu atualizar e aprofundar os conhecimentos técnico-científicos sobre áreas de fontes hidrominerais na Bacia do Rio Verde, abrangendo as estâncias de Caxambu, Cambuquira, Marimbeiro, Conceição do Rio Verde e Lambari.

Em Lambari, a pesquisa verificou que a concentração de nitrato nas fontes do Parque (entre 4 e 5 mg/L) está dentro do limite estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de 11,3 mg/L. Isso significa que essas águas seguem com índices de potabilidade adequados”.

Segundo analises do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lambari, a Prefeitura já havia solicitado, no dia 17 de janeiro que fosse feito análises microbiológicas e físico químicas nas fontes de Águas Minerais 1, 2, 3 e 4 cujo objetivo é verificar a conformidade ou não conformidade de alguns parâmetros conforme exigências do Ministério da Saúde.

“Conforme análises foram encontrados resultados POSITIVOS nos ensaios analíticos, no que se refere a NÃO contaminação para a determinação de “Coliformes Totais e Escherichia coli”. Também, de acordo com a recomendação da Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914/2011, a quantidade de bactérias heterotróficas, em todas as Fontes (Fonte 1, 2, 3 e 4) estão em CONFORMIDADE, não ultrapassando 154 UFC/ml, sendo que o permitido e até 500 UFC/ml após incubação por 48h a 35,5ºC. Como resultado organoléptico, o resultado encontrado para a cor em todas as fontes foi de 0,0 uH, onde o VMP estipulado pelo MS é de 15 uH.....

...Em suma, de acordo com o Ministério da Saúde, os parâmetros físico-químicos e microbiológicos analisados por este laboratório estão em conformidade, não existindo contaminação por Coliformes Totais, Escherichia coli e bactérias heterotróficas. (Kayo Vinycyus de Souza Oliveira – Engenheiro Químico)”.

Periodicamente as fontes de Aguas Minerais também são analisadas pela Ecosystem Análises Ambientais. (os laudos estarão disponíveis no Site da Prefeitura e no SAAE para quem desejar conferir).

A Prefeitura Municipal de Lambari também intensificou a limpeza das fontes e pede a colaboração da população na conscientização da preservação do meio ambiente.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LAUDO TÉCNICO

DE ANÁLISE DAS ÁGUAS MINERAIS DE LAMBARI

Lambari, 01 de Fevereiro de 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAMBARI